Páginas

Como Desenvolver a Leitura nas Crianças

Yooo,

Estive um tempo(ão) se postar aqui no blog devido as férias, mas agora voltei, e voltei com tudo.

Como hoje é sábado ( êêêê ) vou postar uma curiosidade literária, espero que gostem.

Depois de ler, por favor compartilhe e CLIQUE em seguir, vai ajudar muito!

Claro que, quem hoje GOSTA DE LER já ''nasceu'' gostando e nunca rejeitou livro nenhum (exceto os de escola :p) mas como existe todo tipo de leitor, inclusive os que não são bem leitores,vou dar uma dica para vocês, que nunca pegaram em um livro direito, mas querem tentar de novo e mergulhar nesse mundo da leitura, conhecer os ''habitantes da sua estante'' que estão esquecidos, deixados de lado, lidos pela metade etc.

Primeira Dica! - Tal pai, tal filho

Geralmente, as crianças ''gostam'' de copiar os adultos, principalmente os que são mais próximos, como os pais. Então, quando lemos próximos a ela, ativamos a famosa, mas nem sempre agradável, criatividade, logo elas irão perguntar o que estamos lendo, ou o assunto da leitura. Procure, assim que perceber que a criança está curiosa quanto ao livro, chama-la, mostrar o livro a ela, contar as vantagens da leitura, o quão bom é , e como ler não exige esforço e faz bem, conte o assunto da leitura, e diga que quando lemos somos transportados para um novo mundo, ora de fantasia e diversão , ora suspense e drama.Se notar maior interesse da criança, peça que ela traga um livro da casa para vocês lerem juntos, toda noite. Se ela se desinteressar,não force a barra, apenas pegue um livro simples, da própria criança e proponha a leitura.Não estou dizendo que esse incentivo deve vir somente dos pais, mas também dos avós, tios,tias, babás ou quem quer que tenha contato maior com a criança.


Segunda Dica! - Passeios em Livrarias e Bibiotecas

Para a criança se interessar pelos livros, e importante dar a ela opções. Existem inúmeros volumes com linguagem e gráfica completamente diferente. Com o passeio a livraria sendo forma de diversão, não apenas como uma loja qualquer, as crianças passam a se sentir mais ''acostumadas'' a ficar neste espaço, a aprender a transitar na seção infantil e manusear os livros.Procure passar tempo na livraria, não va lá, pegue o primeiro livro que ver e vá embora, deixe a criança solta, mecher com os livros, se divertir com as ilustrações, e depois escolha o que ela provavelmente não vai largar.procure também não comprar muitos livros em uma só visita, já que muitos ficarão encalhados e a criança não dará valor algum a presença dos mesmos na estante.

Terceira Dica! -  Presente irrecusável

Livros são ÓTIMOS presentes, mas é importante saber escolher, principalmente quando se trata dos baixinhos.Atualmente, os livros são muito mais do que conteúdo e ilustração, existem muitos livros, com personagens interativos,quebra cabeças, cheios de enigmas e cartas secretas, hologramas e paginas que permitem saber o final da história. Esses livros, além de serem os favoritos da criançada também desenvolvem outras habilidades durante a leitura.Uma ajuda para escolher o presente, pergunte ao pai e a mãe o que a criança gosta de assistir, quais seus filmes, desenhos e jogos favoritos, e você já vai saber do que a criança gosta. Algumas gostam de bonecas e princesas e outras gostam de dragões e fadas.

Quarta Dica! - Castigo?Tá mais pra oásis! ( :v )

Nunca use a leitura como punição ou castigo (alguns pais fazem isso sim!). A punição tem que ser alguma coisa que a criança não gosta de fazer, se você usar a leitura como forma de castigo e não de diversão, a criança vai acabar associando a leitura a uma coisa ruim, e nunca será estimulada a ler por vontade própria.









.


Nenhum comentário

Postar um comentário